Imagens de arquivo de foguetes espaciais decolando são projetadas em paredes gigantes enquanto o ator de Hollywood Tom Hanks narra a história das viagens humanas à Lua em um novo espetáculo imersivo em Londres.
“The Moonwalkers: A Journey With Tom Hanks” analisa os primeiros pousos lunares das missões Apollo de 1969 a 1972 e seu sucessor, o programa de voos espaciais tripulados da Nasa, Artemis.
A próxima missão para o satélite da Terra — o sobrevôo lunar Artemis II — está planejada para o próximo ano, e entrevistas com a equipe de quatro membros também são projetadas nas paredes da galeria Lightroom, na região de King’s Cross, em Londres.
“Este espetáculo é sobre a maravilha da Lua e as incríveis criaturas que tornaram possível que membros de sua raça caminhassem sobre ela”, disse o vencedor do Oscar Tom Hanks à Reuters em entrevista conjunta com os astronautas Victor Glover e Jeremy Hansen, escolhidos para voar naquela que será a primeira viagem tripulada ao redor da Lua em mais de 50 anos.
“Homens e mulheres vão voltar… muito em breve e não é maravilhoso que tenhamos a curiosidade e o impulso para fazer algo para o qual não há riquezas como recompensa, não há a conquista de um território”, disse Hanks. “A única coisa que vamos obter é a prova de que… não podemos apenas imaginar o impossível, mas podemos tornar o impossível possível.”
Junto ao piloto Glover, que será o primeiro astronauta negro a ser enviado em uma missão lunar, e ao especialista em missões Hansen, estão a especialista em missões Christina Koch e o comandante da missão Reid Wiseman.
O programa Artemis prevê estabelecer uma presença de longo prazo na Lua.
Tom Hanks interpretou o comandante espacial Jim Lovell no filme “Apollo 13”, de 1995, sobre a conturbada missão espacial que foi forçada a abortar um pouso planejado na Lua após a explosão de um tanque de oxigênio.
Créditos: CNN Brasil