Major do Exército entregou água a vândalos durante invasão ao Planalto
O major do Exército José Eduardo Natali, lotado no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no dia 8 de janeiro, prestou depoimento à Polícia Federal (PF) e confirmou que entregou garrafas de água aos invasores para acalmá-los e evitar que quebrassem as instalações de uma copa no interior do Palácio do Planalto.
O depoimento foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos. Natali relatou que estava sozinho no momento registrado pelas câmeras de segurança e que pediu para os invasores saírem do prédio.
Também foi confirmado pelo major que existia um alerta de segurança no nível laranja para aquele dia, o terceiro nível de risco em um total de cinco.
Tenente-coronel encontra ex-ministro durante invasão
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal Marcos Vinícius Braz de Camargo, assessor parlamentar do GSI, também prestou depoimento e relatou que encontrou com o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias no prédio durante a depredação. Dias pediu demissão do cargo após imagens divulgadas pela CNN Brasil mostrarem ele e outros funcionários do GSI no interior do Palácio do Planalto.
Ministro interino pretende trocar servidores do GSI
O ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, anunciou que pretende acelerar a troca de servidores que permanecem no órgão desde o governo passado, informando que cerca de 35% dos servidores foram trocados desde o início do novo governo.
Fonte: Agência Brasil