01 de Fevereiro de 2023
Política

Presidente do TSE apresenta sugestões ao Congresso para Projeto de Lei contra Fake News

Presidente do TSE apresenta sugestões ao Congresso para Projeto de Lei contra Fake News

Presidente do TSE entrega sugestões para projeto de lei de combate às fake news e regulamentação das redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entregou nesta terça-feira (25) sugestões ao deputado Arthur Lira (PP-AL) e ao senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, para o projeto de lei que pretende combater as fake news e regular as redes sociais.

Ao entregar o documento, o ministro defendeu que as empresas responsáveis pelas redes sociais devem arcar com a responsabilidade por contas falsas e por não fornecerem os conteúdos solicitados pela Justiça. Além disso, ele defendeu que as big techs também deveriam ser responsabilizadas caso mantenham conteúdos falsos ou descontextualizados para prejudicar a integridade do processo eleitoral. Essa medida deveria valer também para situações de ameaça, violência contra funcionários públicos e que buscam restringir o livre exercício dos poderes constitucionais.

O ministro também propôs a mesma punição para a disseminação de discursos de ódio, racismo, ideologias nazistas e qualquer tipo de discriminação. Essas sugestões foram baseadas na experiência do TSE no combate à desinformação durante as eleições.

Responsabilização

O projeto de lei foi proposto pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e prevê a transparência de redes sociais e serviços de mensagens privadas, especialmente quanto à responsabilidade dos provedores na luta contra a desinformação. A proposta também estipula uma maior transparência em relação a conteúdos patrocinados e sobre a atuação do poder público, além de estabelecer sanções em casos de descumprimento da lei. 

Fonte: Agência Brasil

Nós usamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre o portal

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart