O primeiro acesso a gente nunca esquece. O domingo foi especial para o técnico Thiago Oliveira. Cria das categorias de base do São Paulo, onde foi parceiro de Kaká e Júlio Baptista, e estagiário de Pep Guardiola no Bayern de Munique, o profissional de 43 anos levou o Uberaba da Segunda Divisão — que corresponde à terceira divisão estadual — para o Módulo 2 do Campeonato Mineiro.
A equipe de Thiago venceu o Tupynambas por 1 a 0 no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, mesmo placar do jogo de ida. Com isso, o Colorado não só alcançou a promoção, mas também avançou as semifinais para a decisão do campeonato.
Thiago Oliveira era um dos principais nomes do time de juniores do São Paulo que conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2000. Ele subiu para o profissional e fez parte do elenco no título do Torneio Rio-São Paulo em 2001. Naquele mesmo ano, o então jogador foi convocado pelo técnico da seleção sub-20, Carlos César, para o Mundial da categoria.
Carioca, Thiago Oliveira viveu grandes histórias como atleta. Como destaque da base do Tricolor do Morumbi, disputou o Mundial sub-20 com a seleção brasileira em 2001, ao lado de Kaká, Adriano 'Imperador', Maicon, Luisão e Edu Dracena.
Na sequência da carreira, ele teve poucas oportunidades no time principal do São Paulo e passou a rodar no mundo da bola. No Catar Thiago jogou ao lado do então volante espanhol Pep Guardiola, com quem, anos depois, faria um estágio no Bayern de Munique.
Na beira do campo
Depois que parou de jogar, Thiago Oliveira se capacitou para se tornar treinador. Em 2021, ele concluiu a Licença A da CBF e reencontrou Kaká na CBF Academy. Antes disso, ele fez um estágio no Palmeiras, ao lado de Luiz Felipe Scolari.
Além do Uberaba, ele treinou Patrocinense e Caldense em Minas Gerais, e outros times do interior paulista, de Pernambuco e do Mato Grosso. O último trabalho foi no Bandeirante, que disputou a Série A3 em São Paulo.
Fonte: G1