O lançamento do livro sobre as atividades do Grupo Parlamentar Brasil-Israel do Congresso nos anos de 2023-2024 reuniu, nesta quinta-feira (28), em Brasília, parlamentares, autoridades e a comunidade de Israel no Brasil. A publicação traz fotos dos eventos realizados pelo Grupo, como exposições de artistas israelenses e a visita ao Estado de Israel após os ataques sofridos em 7 de outubro de 2023, além de notas e posicionamentos do Grupo em defesa do direito de Israel existir e se defender.
Durante a cerimônia, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo, enfatizou a importância da obra como instrumento para fortalecer os laços de amizade entre Brasil e Israel, além de expandir o comércio em diferentes setores. “O livro representa o esforço conjunto de parlamentares, diplomatas e líderes das duas nações para ampliar a colaboração em áreas como agricultura, tecnologia e segurança. Espero que esta obra inspire as futuras gerações”, disse Viana.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, também discursou, agradecendo o apoio prestado pelo Grupo Parlamentar e pelo senador durante os desafios enfrentados por Israel. “Agradeço profundamente o trabalho do Grupo e, em especial, do senador Viana, um defensor incansável do direito de Israel se defender e existir”, afirmou Zonshine. Na ocasião, ele entregou uma carta oficial do Parlamento Israelense expressando gratidão trabalho do Grupo.
Além de registrar os eventos, o livro detalha iniciativas legislativas do senador Carlos Viana e de outros parlamentares, como a apresentação de projetos que atendem aos interesses do Brasil e da comunidade judaica. Entre as propostas destacadas está o Projeto de Lei 1.131/2024, que proíbe a contratação de pessoas ou empresas envolvidas em boicotes ou sanções contra o Estado de Israel. A medida surgiu como resposta ao Movimento Boicote, Desinvestimento e Sanção (BDS), que promove boicotes comerciais e dissemina ideais antisse
O livro detalha também o trabalho legislativo do senador Carlos Viana e dos demais senadores na apresentação de projetos e propostas de interesse do Brasil e da comunidade judaica. No período de dois anos, o grupo apresentou diversas propostas, entre elas o projeto de lei (PL 1.131/24), que proíbe a contratação de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas em qualquer tipo de boicote ou sanções contra o Estado de Israel. Tal medida foi necessária após o Movimento Boicote, Desinvestimento e Sanção (BDS) propagar boicotes comerciais e ideias antissemitas. A publicação conta com textos do Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e de autoridades da comunidade judaica no Brasil.
Por: Redação