01 de Fevereiro de 2023
Geral

Senado tenta acelerar votação de escolha de embaixadora do Brasil na Venezuela

Senado tenta acelerar votação de escolha de embaixadora do Brasil na Venezuela

Diante da escalada da tensão entre a Venezuela e a Guiana, o Senado tenta acelerar a sabatina e votação da indicada para exercer o cargo de embaixadora do Brasil em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira.

A informação foi dada à CNN pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, Renan Calheiros (MDB-AL). “Se houver condições vamos tentar fazer agora”, disse Renan.

Segundo ele, a ideia é que o nome dela seja aprovado ainda neste ano. A embaixada do Brasil em Caracas foi fechada por Jair Bolsonaro em 2020 e reaberta em janeiro deste ano pelo presidente Lula, mas funcionou em 2023 sem um embaixador.

A Mensagem Presidencial só foi encaminhada pelo Palácio do Planalto ao Senado no dia 23 de novembro.

No documento, o governo brasileiro menciona que “a questão do Essequibo é o principal contencioso da política externa da Venezuela”; que “o Governo brasileiro defende a solução pacífica da controvérsia bilateral entre a Venezuela e a Guiana”; e que “O Brasil recorda, a esse respeito, o compromisso dos países da região com a consolidação da América do Sul como uma zona de paz e cooperação”.

Gilvânia hoje é diretora-geral do Instituto Rio Branco e já foi cônsul-geral em Boston (2015-2018), embaixadora no Panamá (2018-2022) e representante do Brasil como país-garante na Mesa de Diálogos pela Paz entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional (2023).

Créditos: CNN Brasil

Nós usamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre o portal

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart