Na manhã desta terça-feira (horário local) - segunda-feira (5) no Brasil, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que frustrou outra grande ofensiva das forças ucranianas na região de Donetsk, resultando em enormes perdas de pessoal e na destruição de oito tanques Leopard enquanto as forças de Kiev avançavam.
Em seu canal no Telegram, o ministério afirmou: "Após sofrer pesadas perdas no dia anterior, o regime de Kiev reorganizou as remanescentes das 23ª e 31ª brigadas mecanizadas em unidades consolidadas separadas, que continuaram com as operações ofensivas".
Na segunda-feira, a Rússia informou que as forças ucranianas lançaram uma grande ofensiva na região sul de Donetsk, embora não esteja claro se esse ataque marca o início da tão esperada contraofensiva da Ucrânia.
As autoridades ucranianas não mencionaram nenhuma nova campanha ampla e significativa e evitaram responder a perguntas sobre o assunto na segunda-feira.
Em um vídeo promocional divulgado no domingo, no qual pedia sigilo sobre qualquer ação militar, o Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que "o início não será anunciado".
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, as forças russas destruíram 28 tanques, incluindo oito tanques de batalha Leopard fornecidos à Ucrânia por seus aliados ocidentais, além de 109 veículos blindados. O ministério russo também afirmou que as perdas ucranianas totalizaram 1.500 soldados.
Até o momento, não houve comentários imediatos de Kiev sobre as declarações da Rússia.
Rússia e Ucrânia frequentemente alegam causar pesadas perdas humanas uma à outra, porém essas informações não puderam ser verificadas de forma independente.
Por: Redação