Professores e estudantes protestam em São Paulo por melhores condições na educação
Nesta quinta-feira (26), docentes e alunos da rede de ensino público de São Paulo realizaram uma manifestação em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), convocada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), reivindicando o cumprimento do piso nacional da categoria no estado, a revogação da reforma do ensino médio e a melhoria nas condições de trabalho e contra a superlotação de turmas.
“Esse ato é a expressão da nossa luta pela revogação da reforma do ensino médio, é a expressão da nossa luta por condições de trabalho, contra a superlotação de salas de aulas e fechamento das mesmas”, destacou a presidente da Apeoesp e deputada estadual, a professora Maria Izabel Azevedo Noronha, conhecida como Bebel.
Além disso, os manifestantes pediram a revogação da reforma do ensino médio e a abertura de diálogo para discutir a reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, suspendeu por 60 dias a implementação do Novo Ensino Médio.
A secretaria da educação do estado de São Paulo diz estar dialogando sobre a otimização da formação de turmas, mas o sindicato já constatou o fechamento de 147 classes nas escolas da rede estadual de ensino.