A Procuradoria Geral de São Paulo pediu à Justiça a evacuação e demolição de 893 casas localizadas na Vila Sahy, em São Sebastião, no litoral paulista. Á área foi palco de inúmeros deslizamentos de terra e desabamentos em fevereiro de 2023 após fortes chuvas serem registradas no município.
Na justificativa do governo de São Paulo, a retirada das estruturas é fundamental para iniciar o processo de reurbanização da Vila Sahy e para a execução de obras de contenção das encostas atingidas, além da instalação de um sistema de drenagem.
Quem precisar sair de casa será realocado em novas moradias.
Atualmente, 704 residências estão em fase final de construção nos bairros Maresias e Baleia Verde, a previsão de entrega é até o final de dezembro. Outras 286 unidades devem ser construídas no bairro de Topolândia após o processo de licitação.
Em setembro, o governo também havia anunciado a demolição de 390 estruturas que foram condenadas por um laudo da Defesa Civil.
A condenação dos imóveis ocorreu após fortes chuvas serem registradas na Vila Sahy no mês de fevereiro. Na ocasião, 64 pessoas morreram.
Créditos: CNN Brasil