Venezuela e China firmam acordo para enviar astronautas à Lua
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou durante sua visita à Pequim que o país buscará enviar astronautas à Lua em parceria com a China. A afirmação foi feita após a assinatura de um acordo de cooperação científica entre os dois países.
“Sucesso total na jornada de trabalho. Três horas e meia trabalhando com o presidente Xi Jinping. O que vamos fazer é ir para a Lua”, declarou Maduro em um vídeo divulgado na rede social X (antigo Twitter).
“Nós declaramos a associação (como) uma associação estratégica a qualquer prova e para todos os momentos, o máximo possível. O que vamos fazer é ir para a Lua, em uma etapa esplendorosa para China e Venezuela”, disse.
“A subcomissão de cooperação científica, tecnológica, industrial e aeroespacial terá como símbolo, mais cedo ou mais tarde, a chegada do primeiro homem venezuelano, da primeira mulher venezuelana à Lua em uma nave espacial chinesa”, declarou o ditador.
“Muito em breve veremos os jovens venezuelanos se preparando como astronautas aqui, nas escolas chinesas””, complementou.
Em um discurso durante a reunião com Xi, Maduro afirmou que os dois países estabeleceram um acordo para que venezuelanos passem por um treinamento como astronautas na China, com o objetivo de uma viagem à Luna.
O acordo é mais um passo na aproximação entre a Venezuela e a China, que já é um dos principais parceiros econômicos do país. Em sua visita à China, Maduro também anunciou que a Venezuela buscará ingressar no banco dos Brics, conhecido pela sigla NDB.
Créditos: Contra Fatos