O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (27) que o setor de serviços cresceu 1,1% em fevereiro de 2023 em comparação com o mês anterior, que apresentou um recuo de 3%. Porém, em relação a fevereiro do ano passado, o setor apresentou uma expansão de 5,4%, alcançando a 24ª taxa positiva consecutiva. O indicador acumulou alta de 7,8% nos últimos 12 meses.
No acumulado do primeiro bimestre de 2023, houve uma elevação de 5,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, afirmou que o ritmo dos serviços continua sendo guiado pelo desempenho do setor de transporte e tecnologia da informação, e que os segmentos mais dinâmicos apresentaram bom desempenho e os mais afetados pela pandemia, principalmente aqueles que têm atividades presenciais, já superaram o longo distanciamento que tiveram do período pré-pandemia.
Das 27 unidades da federação, 20 tiveram crescimento no volume de serviços em fevereiro, acompanhando a alta observada no resultado nacional. Mato Grosso (7,7%) e Pernambuco (6,1%) representaram os impactos mais significativos, seguidos por Pará (7,2%), Minas Gerais (0,8%) e Paraná (0,8%).
Em São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul o desempenho apresentou influências negativas no mês.
A Pesquisa Mensal de Serviços investiga a receita bruta de serviços em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
Fonte: Agência Brasil