A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da equipe de arbitragem responsável pelo clássico entre Fluminense e Flamengo, realizado na última terça-feira (16), no qual são avaliados dois lances: a expulsão de Felipe Melo, jogador do Fluminense, e o pisão de Gabigol, jogador do Flamengo, na perna do adversário Paulo Henrique Ganso.
De acordo com a avaliação dos árbitros, o movimento de Gabigol não foi intencional, portanto, não justificava uma advertência.
No caso da expulsão de Felipe Melo, o árbitro Anderson Daronco, que inicialmente havia mostrado um cartão amarelo, recorreu ao vídeo após a argumentação da árbitra de vídeo Daiane Muniz.
"No lance em que o atacante vai sair cara a cara com o goleiro, eu recomendo a revisão para possível cartão vermelho. Ele está em velocidade, está dominando a bola e só tem o goleiro pela frente". Leia o diálogo entre o árbitro Anderson Daronco, o assistente Danilo Ricardo Manis, o assistente de vídeo Fabrício Porfírio e a árbitra de vídeo Daiane Muniz no lance envolvendo Gabigol.
Assistente de vídeo: "A perna do jogador (Ganso) foi atingida, ela vai e segue exatamente onde o jogador (Gabigol) vai pousar a perna".
Árbitro de vídeo: "Sim, exatamente. Há o pisão do jogador do Flamengo, mas ele está tentando retirar a perna e a perna do jogador do Fluminense está exatamente onde o jogador do Flamengo vai colocar o pé, certo?"
Árbitro de vídeo: "Não foi intencional esse pisão, certo?"
Árbitro de vídeo: "Daronco, o lance foi checado. Há o pisão, mas não foi uma ação intencional, não é uma ação que ele quis fazer, está bom?"
Assistente: "Entendemos, Dai. Ok."
Árbitro de vídeo: "E quando ocorre o contato, ele retira a força, certo?"
Com o empate sem gols no jogo de ida, Flamengo e Fluminense voltarão a se enfrentar pela Copa do Brasil no dia 1º de junho. O time vencedor no Maracanã avançará para as quartas de final. Em caso de novo empate, a decisão será decidida nos pênaltis.
CNN Brasil