01 de Fevereiro de 2023
Negócios

Dilma Rousseff assume presidência do Banco do Brics

Dilma Rousseff assume presidência do Banco do Brics

A ex-presidente Dilma Rousseff assumiu nesta terça-feira (28) a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do Brics, com sede em Xangai, China. A primeira imagem da nova presidente foi divulgada pelo perfil oficial do banco no Twitter.

Dilma sucede Marcos Troyjo, ex-secretário especial do antigo Ministério da Economia, que ocupou o cargo desde julho de 2020. Eleita na última sexta-feira (24), ela estará à frente do NDB até julho de 2025.

A cerimônia oficial de posse de Dilma estava prevista para esta semana durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, mas foi cancelada devido ao adiamento da viagem de Lula por problemas de saúde.

O NDB foi criado em dezembro de 2014 para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em economias emergentes, com cerca de US$ 32 bilhões em projetos aprovados, incluindo US$ 4 bilhões no Brasil. O banco tem mandatos rotativos de cinco anos, sendo presidido por cada um dos países do Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Dilma enfrentará desafios como impulsionar projetos ligados ao meio ambiente e driblar o impacto geopolítico das retaliações ocidentais à Rússia, além de ter a oportunidade de ampliar a inserção internacional do banco.

Em 2021, o Banco do Brics recebeu a adesão de Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

Agência Brasil

Nós usamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre o portal

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart