Por Alexandre Dantas | Consultor Especialista em Turismo e Eventos - @alehdantas1
Presidente da ProTurismoRN e Diretor da FEBTUR-RN Regional Oeste
______________________________
A Região Oeste do Rio Grande do Norte oferece uma experiência turística diversa e fascinante. Da Costa Branca, com suas praias, falésias, dunas e esportes radicais, até Mossoró, capital cultural e polo de eventos, a região atrai visitantes com uma combinação de beleza natural e riqueza cultural. Mossoró se destaca por sua infraestrutura, sendo um ponto de acesso estratégico com voos regulares que conectam o turismo a outras capitais nordestinas, além de oferecer grandes eventos como o Mossoró Cidade Junina e mais de cinquenta eventos anuais.
Na Rota do Frio, composta por cidades como Martins e Portalegre, o clima ameno e as paisagens serranas trazem um contraste único, perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, desfrutando também de grandes festivais gastronômicos e culturais. Para os amantes de aventura e ecoturismo, o Sertão do Apodi e outras cidades nas serras do Alto Oeste proporcionam desde trilhas ecológicas até esportes ao ar livre, além de visitas a cavernas e ravinas. Nos municípios como Tibau e Areia Branca, o litoral encanta com manguezais, rios, falésias, e até salinas.
Com 62 municípios que abrangem uma área de mais de 21 mil km², o Oeste Potiguar revela um panorama turístico abrangente, que vai do turismo cultural e histórico ao ecoturismo e turismo de aventura. Sua culinária regional e seu artesanato, aliados a festivais e eventos gastronômicos e musicais, reforçam a singularidade dessa região e tornam a visita uma imersão inesquecível na cultura potiguar.
Para turistas em busca de novas aventuras ou uma imersão cultural, o Oeste Norterriograndense é um destino completo e acessível, onde cada polo turístico revela um aspecto único da região mais ocidental do "elefante potiguar".
A região Oeste Potiguar abriga os seguintes polos turísticos e suas respectivas cidades:
- Costa Branca - Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.
- Vale Mar - Porto do Mangue, Assú, Ipanguaçu, Itajá e São Rafael.
- Oeste Potiguar - Alexandria, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, José da Penha, Janduís, Lucrécia, Major Sales, Messias Targino, Luís Gomes, Olho d'Água do Borges, Patu, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, São Miguel e Umarizal.
- Rota do Frio - Martins, Portalegre, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.
- Do Sertão para o Mar - Alto do Rodrigues, Carnaubais e Pendências (os outros 3 municípios do polo fazem parte da região central potiguar: Macau, Guamaré e Galinhos).
O litoral da Costa Branca no RN é composto por quatro municípios com praias belíssimas, que também integram a Rota das Falésias do RN, possuem maior apelo turístico com diversos atrativos como: dunas móveis, mar tranquilo, praias desertas, falésias, mangues, rios e salinas, oferecendo uma diversidade de entretenimento como: passeios de buggy, 4x4, quadriciclo, balsa, barco e catamarã, além da prática do turismo de aventura com atividades de kite surf, asa delta e parapente. Na região acontece festivais importantes como o Festival Gastronômico de Tibau, o Festival de Atum e Festival de Kitesurf de Areia Branca, o Luau das Cores de Grossos, além dos carnavais e festas de réveillon que são imperdíveis.
Há poucos quilômetros do litoral, portão de entrada da Costa Branca, Mossoró dispõe de uma excelente estrutura receptiva, com ótima oferta hoteleira e gastronômica, possuindo um expressivo calendário de eventos e forte apelo histórico cultural, além de uma efervescente vida noturna. Grandes eventos e festividades também se destacam como o maior bloco junino de rua do Brasil, o Pingo da Mei Dia, que abre a programação da maior e mais cultural festa junina do Rio Grande do Norte: Mossoró Cidade Junina. Em matéria de cultura, a Capital do Oeste, tem muito a explorar e desfrutar como os espetáculos anuais Chuva de Bala no País de Mossoró e o Auto da Liberdade; isso tudo sem contar os museus, teatros e pontos turísticos culturais excepcionais, com destaque para o Memorial da Resistência e a Estação das Artes Elizeu Ventania, ambos localizados no "Corredor Cultural" no centro da cidade.
Saindo de Mossoró temos a Rota das Cavernas com destaque para o Parque Nacional da Furna Feia em Baraúna, seguindo para a Capital das Cavernas do RN: Felipe Guerra. O município de Felipe Guerra possui mais de 450 cavernas, além de um calendário de festas populares bastante frequentado. Em seguida temos o sítio arqueológico Lajedo de Soledade em Apodi, uma vasta área com ravinas, formações geológicas incríveis que ainda preservam inscrições rupestres dos povos originários do RN. Falando em origens, é em Apodi, a beira da lagoa que dá nome à cidade, que podemos encontrar o primeiro museu da cultura e história indígena do Estado, o Museu do Índio Luiza Cantofa.
Faltam linhas para falar sobre Pau dos Ferros, Serrinha dos Pintos, Alexandria, Patu, Luís Gomes, Messias Targino, Encanto, Viçosa, Venha-Ver, Severiano Melo, Umarizal, e tantas outras cidades e lugares lindos e especiais, que tornam a Região Oeste um verdadeiro Paraíso a ser descoberto e desfrutado no Nordeste do Brasil.
Estes cenários, por si só, credenciam o destino Região Oeste Potiguar como oferta turística do Rio Grande do Norte, em condições de constar nas prateleiras de agências e operadoras de viagens. Você que mora no RN, ou que vem conhecer o RN, precisa descobrir este Paraíso. Só quem viu, viveu, descobriu e desfrutou, sabe dos Encantos da Região Mais Ocidental dos Potiguares.
Está esperando o quê para arrumar as malas e vim conhecer?
Por: @alehdantas1