01 de Fevereiro de 2023
Política

CPI das Americanas avança na Câmara

CPI das Americanas avança na Câmara
Presidente da Câmara anuncia criação de CPIs para investigação de fraudes em empresas, manipulação de resultados de jogos de futebol e atuação do MST

Presidente da Câmara anuncia criação de CPIs para investigação de fraudes em empresas, manipulação de resultados de jogos de futebol e atuação do MST

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta quarta-feira (26) a criação de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigação de questões de interesse público.

A primeira CPI vai investigar as suspeitas de fraude no Grupo Americanas, que recentemente revelou inconsistências fiscais de R$ 20 bilhões e dívidas da ordem de R$ 43 bilhões, gerando suspeitas de fraude e estando atualmente sob investigação.

A segunda comissão investigará a manipulação em resultados de jogos de futebol, após o Ministério Público de Goiás (MPGO) revelar investigações que indicaram a manipulação de resultados em seis jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 e em partidas de campeonatos estaduais, com atletas envolvidos recebendo pagamento em troca da manipulação de resultados.

A terceira CPI, proposta pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), vai investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) em invasões de propriedades privadas, após o deputado afirmar que houve aumento de invasões desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As CPIs das Americanas e do MST terão 27 titulares e igual número de suplentes, enquanto a outra terá 34 integrantes, sendo os membros designados pelos líderes partidários. Após a indicação dos integrantes, Lira vai determinar a instalação dos colegiados.

As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais e podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes. No entanto, Lira afirmou que as CPIs não vão mudar a rotina de votações na Câmara, priorizando a continuidade da pauta.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Fonte: Agência Brasil

Nós usamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre o portal

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart