Presidente da Câmara anuncia criação de CPIs para investigação de fraudes em empresas, manipulação de resultados de jogos de futebol e atuação do MST
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta quarta-feira (26) a criação de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigação de questões de interesse público.
A primeira CPI vai investigar as suspeitas de fraude no Grupo Americanas, que recentemente revelou inconsistências fiscais de R$ 20 bilhões e dívidas da ordem de R$ 43 bilhões, gerando suspeitas de fraude e estando atualmente sob investigação.
A segunda comissão investigará a manipulação em resultados de jogos de futebol, após o Ministério Público de Goiás (MPGO) revelar investigações que indicaram a manipulação de resultados em seis jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 e em partidas de campeonatos estaduais, com atletas envolvidos recebendo pagamento em troca da manipulação de resultados.
A terceira CPI, proposta pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), vai investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) em invasões de propriedades privadas, após o deputado afirmar que houve aumento de invasões desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As CPIs das Americanas e do MST terão 27 titulares e igual número de suplentes, enquanto a outra terá 34 integrantes, sendo os membros designados pelos líderes partidários. Após a indicação dos integrantes, Lira vai determinar a instalação dos colegiados.
As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais e podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes. No entanto, Lira afirmou que as CPIs não vão mudar a rotina de votações na Câmara, priorizando a continuidade da pauta.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
Fonte: Agência Brasil