O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (05) que poderia ter evitado uma tentativa de reeleição caso não fosse enfrentar Donald Trump, acrescentando que o republicano representa uma ameaça única ao país.
“Se Trump não estivesse concorrendo, não tenho certeza se eu estaria concorrendo”, disse Biden em um evento de arrecadação de fundos para sua campanha de 2024, em Boston. “Não podemos deixá-lo vencer”, disse o líder americano.
Os comentários de Biden ocorrem no momento em que até eleitores democratas convictos expressam preocupações sobre a idade do presidente. Ele completou 81 anos no mês passado.
Os assessores do presidente acreditam cada vez mais que Trump irá consolidar sua posição como favorito à nomeação presidencial republicana nas próximas semanas, segundo dois desses democratas.
Durante sua campanha presidencial de 2020, Biden mencionou muitas vezes que sua decisão de concorrer devia-se em parte à maneira como o então presidente Trump lidou com questões como uma manifestação de supremacistas brancos em 2017 em Charlottesville, na Virgínia.
Agora, a campanha de Biden está novamente colocando Trump como um perigo para a própria democracia.
Trump, que enfrenta acusações criminais pelos seus esforços para reverter a derrota eleitoral de 2020, pintou Biden como um autocrata perigoso.
Biden anunciou sua candidatura à reeleição em abril, após chegar à conclusão em particular de que nem a vice-presidente Kamala Harris nem qualquer outro candidato democrata poderia derrotar Trump nas eleições gerais do próximo ano, segundo um ex-funcionário da Casa Branca.
Por Nandita Bose e Trevor Hunnicutt
Créditos: CNN Brasil