O Alto Tietê chegou a 57 mortes por dengue este ano, com mais uma vítima confirmada em Itaquaquecetuba. Os dados são do Painel de Arboviroses do Governo do Estado de São Paulo.
Essa foi a 9ª morte pela doença na cidade. De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a vítima foi uma mulher de 67 anos e a morte estava sendo investigada desde maio.
Mogi das Cruzes lidera o ranking de mortes pela doença neste ano. Suzano vem em segundo lugar e, em seguida, está Itaquaquecetuba.
Das dez cidades do Alto Tietê, apenas Arujá e Salesópolis não registraram mortes por dengue em 2024. Ainda segundo o painel, são mais de 52,9 mil casos confirmados da doença na região em 2024.
Cuidados com a dengue
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
Fonte: G1