01 de Fevereiro de 2023
Geral

A origem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte - o pioneirismo de Mossoró

A origem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte - o pioneirismo de Mossoró

Em 25 de fevereiro de 1915, numa quinta-feira, era criada a Sociedade “Mossoró Novo”, a primeira Cooperativa do Rio Grande do Norte. A cooperativa se constituía em um sindicato rural e que tinha como sede a cidade de Mossoró. De acordo com os estatutos da sociedade, a mesma tinha como fins gerais: 

               

1. O desenvolvimento, estudo e defesa dos interesses da agricultura, pecuária e indústrias conexas, como elementos fundamentais da economia sertaneja;            

2. A reorganização da vida econômica do sertão seco, sobre as bases do mutualismo e do cooperativismo, no sentido de máxima resistência, direta e indireta, contra os efeitos da instabilidade climática. 

 

A Cooperativa Sociedade Mossoró Novo teve como seus primeiros dirigentes: Dr. Filipe Nery de Brito Guerra, Presidente; Dr. Silvério Soares de Souza, Secretário; Farmacêutico Tércio Rosado Maia, Gerente; Cel. Manoel Cirilo dos Santos, Tesoureiro; Afonso Freire de Andrade, Arquivista. Tinha ainda no Conselho Administrativo: Dr. Antônio Soares Júnior, Cel. Bento Praxedes Fernandes Pimenta, Cel. João da Escóssia Nogueira, Dr. Manoel Benício de Melo Filho e o Dr. Rafael Fernandes Gurjão. Esse sindicato rural sertanejo foi, na verdade, a semente do movimento cooperativista do Rio Grande do Norte e teve como mentor o Farmacêutico Tércio Rosado Maia. Sobre esse assunto, escreveu o historiador Filipe Guerra: “Tércio Rosado Maia quis abrir caminho para o cooperativismo. Fundou uma cooperativa sob a denominação de “Mossoró Novo”. Foi essa a primeira vez que se falou, no Estado, em sociedade cooperativa. Foi ele seu propagandista, fundador e gerente.

 

O 'pai' do cooperativismo potiguar e Mossoroense

 

Tércio Rosado Maia foi um potiguar nascido no dia 19 de agosto de 1892, em Mossoró, sendo o terceiro filho do farmacêutico paraibano Jerônimo Ribeiro Rosado e de Maria Amélia Henriques Maia, que faleceu justamente durante o parto de Tércio. Seu pai, como era o costume comum na época, logo contraiu matrimônio com Isaura Henriques Maia, sua cunhada.

 

Tércio se mostrou um homem de extrema capacidade, onde buscou ampliar muito dos seus conhecimentos através dos estudos. Dinâmico e atuante foi um dos pioneiros do cooperativismo no Rio Grande do Norte, responsável em 1915 pela criação da primeira cooperativa potiguar; a Sociedade Mossoró Novo.

 

Em 1910 formou-se em Farmácia pela Escola de Medicina da Bahia; em 1929 em Odontologia na cidade do Recife; em 1940 formou-se em Direito e cursou ainda até o 4º ano de medicina, na mesma capital. Em Mossoró lecionou na Escola Normal e no Ginásio Diocesano Santa Luzia. 

               

No Recife exerceu o magistério nos seguintes estabelecimentos de ensino: Faculdade de Comércio, Escola Politécnica, Escola Normal Pinto Júnior, Ateneu Pernambucano, Faculdade de Farmácia da Universidade do Recife, Ginásio Pernambucano, Colégio Santa Margarida e Colégio Vera Cruz. 

               

Tércio Rosado Maia faleceu em 8 de setembro de 1960, aos 68 anos. O Cônego Francisco de Sales Cavalcanti registrou sobre sua morte: “Desaparecido já da vivência leal dos que souberam admirá-lo, continuou vivo nos seus trabalhos admiráveis porque PASSOU PELA TERRA FAZENDO O BEM!...”.

 

A Cooperativa ProTurismoRN

Surgido em meados de setembro de 2022 como um movimento de empresários e empreendedores do turismo em Mossoró, a ProTurismo iniciou seus primeiros trabalhos para toda a região oeste a partir de janeiro de 2023, ao realizar diversas visitas técnicas a empresas e equipamentos turísticos na região serrana do alto oeste subindo até o litoral da Costa Branca. Realizando ou apoiando eventos de pequeno e médio porte, foi crescendo em importância ao firmar parcerias com os atores do setor do turismo nas esferas públicas e privadas, desde secretarias municipais de turismo e IGR's até associações representativas mais relevantes em cada microrregião da grande Região Oeste do RN.

 

A prioridade de atuação na região oeste potiguar se deve ao fato de ser uma grande região riquíssima em belezas naturais, vasto patrimônio histórico-cultural, celeiro de grandes eventos e possuir a mais plural e tradicional culinária que miscigena os sabores do sertão, o legado indígena, o tempero da caatinga e os frutos do mar. Outro grande fator de prioridade é destacar a Região Oeste promovendo seus atrativos turísticos para todo o Estado e País, dando a relevância que a parte mais ocidental do Rio Grande do Norte merece.

 

Em março de 2023 a ProTurismoRN abre seu escritório oficial e dá início aos trâmites legais para se tornar a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais e Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte - ProTurismoRN.

 

Já no mês de agosto passa a ser a grande apoiadora e divulgadora do primeiro Festival de Café do RN e do Nordeste, realizado na cidade serrana de Martins. Em setembro de 2023 realiza outro grande feito ao organizar em parceria com a UnP a Feira Acadêmica de Negócios e Turismo - FANTUR, feira esta que foi referendada e divulgada pela Organização Mundial do Turismo - OMT, instituição da ONU. Sendo na data de 27/09/2023, Dia Mundial do Turismo, criada oficialmente a Cooperativa ProTurismoRN, passando a operar como instituição representativa do turismo e cooperativa de trabalho de turismo. Em seguida se torna credenciada ao Ministério do Turismo por meio do Cadastur, passando a operar como Prestadora Especializada de Segmentos Turísticos (Operadora de Turismo), Organizadora e Promotora de Eventos e Agência de Viagens.

 

Filiada a OCERN - Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte e a OCB - Organização das Cooperativas do Brasil, a ProTurismoRN é uma cooperativa de trabalho de turismo e aliança de empresas, marcas, empresários e profissionais do turismo, cultura, gastronomia, artesanato, entretenimento, lazer, eventos e empreendedorismo social. Com sede em Mossoró, tem como Missão “Despertar, Direcionar e Desenvolver o Progresso da região Oeste Potiguar por meio do Turismo”, com seus agentes, equipamentos e instituições.

 

FONTES

https://josemendespereirapotiguar.blogspot.com/2016/02/historia-do-cooperativismo-em-mossoro.html?m=1

 

https://tokdehistoria.com.br/2015/09/09/1927-um-interessante-artigo-de-tercio-rosado-maia-sobre-o-cangaco/

 

Saiba mais em:

 

https://instagram.com/proturismorn

 

https://heylink.me/proturismorn/

 

https://www.facebook.com/proturismorn

 

https://padlet.com/proturismorn/agenda_role_2023

 

https://youtube.com/@RotasDoTurismoRN

 

_______________________

•PRO•TURISMO•RN•

CNPJ / CADASTUR

N° 53.030.530/0001-49

Cooperativa de Profissionais e Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte, associada a OCERN e OCB.

 

Presidente

Alexandre Dantas

Diretor Administrativo

Jales Júnior 

Diretor Financeiro

Carlos André Gomes

Diretor Técnico

Zacarias Targino

 

Conselho Fiscal

Neide Carlos

Marcelo Bento

Alexandre Lima

__________________

Sede:

Av. João da Escóssia, 39, Centro, Mossoró-RN, 59600-166

Sala 07 - Primeiro Andar

Edifício Dr. Raimundo P. Barra

Contato e Redes Sociais:

(84) 99943-0621

(84) 99418-7707

[email protected] 

 

@proturismorn

@agenda.role

@rotasdoturismorn

@sistemaocern

@sistemaocb

Por: Redação

Nós usamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre o portal

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart